Conheça a História da Zupi
2012

Criação da marca Zupi Academy

Janeiro

Depois de anos realizando cursos, palestras e workshops a Zupi decidiu organizar melhor e expandir sua área de educação criando a Zupi Academy.

www.zupiacademy.com

2010

Lançamento do primeiro livro da Editora Zupi

Agosto

Nosso primeiro livro a gente nunca esquece. Escolhemos um artista de talento, um artista com estilo inovador, criativo e que acreditamos que vai ter seu nome reconhecido no futuro. O livro Onesto do artista Alex Hornest tem 128 páginas, capa dura e formato 17×24,5cm.

2006

Lançamento da 1a Edição da Revista Zupi

Maio

Atendendo a pedidos do público da Zupi, foi lançada em maio de 2006 a Revista Impressa Zupi, primeira revista brasileira de arte contemporânea. A revista tem periodicidade trimestral, além de 2 edições especiais por ano, e distribuição em bancas e lojas especializadas em vários estados do Brasil.

Traz novos conceitos na abordagem das matérias e na estética do conteúdo, mais voltado para imagens e apresentação de trabalhos artísticos e autorais de artistas e profissioanis emergentes. Logo na primeira edição a revista trouxe matérias com os grafiteiros Os Gêmeos, os designers mobiliários irmãos Campana, a ilustradora alemã Lulu*PlasticPirate e muitos outros artistas.

Uma das principais ideias da Zupi é apresentar, em cada número, um vasto conteúdo de arte/ilustrações. Além de selecioanar e abrir espaços para trabalhos do mundo todo na seção Galeria. Seções como Livros, Carne Fresca (apresenta novos artistas), Inspiração, Ambiente, Artista Convidado e Portfolio, que conduzem entrevistas e exposição de obras de artistas consagrados e conhecidos no mercado. Hoje novas seções como Memórias e Bloody-cool trazem histórias e fatos interessantes de artistas que já faleceram e emergentes que ainda irão contar muitas histórias.

2005

Pixel Show

Outubro

A conferência de arte e design Pixel-Show, criada e organizada pela Zupi, é a primeira iniciativa brasileira pela criatividade e paixão pelo design. Desde sua primeira edição no espaço do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, visa trazer ao público nacional informações sobre as possibilidades trazidas pela união de boas idéias e tecnologia.

Pixel-Show reúne profissionais das áreas de Design Gráfico, Web Design, Televisão, Cinema e Ilustração em um circuito de palestras e apresentações pelo período de dois dias. O nome do evento, combinando muito bem com a proposta, faz alusão às pequenas unidades de cor que dão forma às imagens do computador. Estas imagens, quando relacionadas e programadas, compõem textos, desenhos e movimentos na tela, e são a matéria-prima para o trabalho dos artistas gráficos.

Devido ao sucesso obtido na primeira conferência, a Zupi está organizando a segunda edição do evento, para outubro de 2006, duplicando o número de palestrantes e firmando sede no amplo Centro de Convenções Pompéia , para abrigar uma esimativa de 500 pessoas por dia.

O evento já contou com palestras da designer Ana Starling, Raffic Farah, Rodrigo Teco, Carlos Bêla, Guilherme Marcone e Marcelo de Moura. Para o ano de 2006, nomes como Alexandre Wollner, Guto Lacaz, Glauco Diógenes e Rodrigo Pimenta constam entre os 12 palestrantes, que revelarão suas visões, tendências e técnicas nesta área que tanto cresce no mercado brasileiro.

www.pixelshow.com.br

e-Commerce Zupi Shop

Maio

Em busca de um espaço que pudesse fornecer arte, livros e revistas de qualidade para estudantes e profissionais criativos, a Zupi lançou sua loja virtual. Recentemente atualizada, hoje a Zupi Shop atualizou seus produtos e vende produtos customizados e limitados como camisetas, posters, broches, chaveiros, arte original, toy art e muitos outros produtos diferenciados. Além de comercializar assinaturas da revistas Zupi, assim como revistas de outras editoras e obras de artistas. Os eventos, palestras e workshops também são vendidos no mesmo local.

www.zupishop.com
eventos.zupishop.com

Exposição Experimentos

Abril

Visando colocar o design gráfico ao alcance do grande público brasileiro, a Zupi realizou a exposição Experimentos., uma mostra que apresentou painéis ampliados dos projetos da coletânea Zupi. is. Art.

Passando por São Paulo nas galerias do Senac Lapa Scipião, Museu da Imagem e do Som, Design & Graphic Center, e na ESPM do Rio de Janeiro, a mostra teve curadoria do artista gráfico Allan Szacher, responsável pela organização e edição de imagens do Zupi. is. Art.

Experimentos., assim como a coletânea impressa, teve a responsabilidade de revelar novas tendências da cultura visual ao traçar o paralelo entre arte, estética e equilíbrio, evidenciando a essência do designer.

Zupi. is. Art

Março

No início de 2005 foi lançada a coletânea Zupi. is. Art, primeira publicação impressa promovida pela Zupi, reunindo tendências do design e da computação gráfica em 40 trabalhos não comerciais de designers, especialmente desenvolvidos para o projeto.

São 21 lâminas soltas no formato 12x14cm, com obras na frente e verso, além de informações sobre os artistas participantes, de diversas nacionalidades. A edição foi relançada no ano de 2006, com uma nova embalagem plåstica de polipropileno inquebråvel. Zupi. is. Art foi a primeira iniciativa da Zupi no meio impresso e fez parte da comemoração de três anos da revista virtual.

2002

Abertura do escritório em Sydney, Australia

Março

 

Com a mudança do idealizador da Zupi para Sydney, Australia, o artista gráfico, Allan Szacher abre seu escritório na cidade e em pouco tempo já tem alguns clientes como IHSydney e Bandicoot.

2001

Criação do portal Zupi

Março

Criada para divulgar o design brasileiro e mostrar novos talentos nacionais e internacionais, a Revista Eletrônica da Zupi possui atualização diária, com informações e trabalhos de inúmeros artistas. Começando sua vida com 3 mil visitantes, hoje possue entre 400 e 700mil visitas mês. Hoje é a vertente mais famosa da empresa, e principal responsável pela criação de outros produtos.

O portal não poderia ter sido melhor gerenciado pela parceria com a amiga e jornalista Paula Cohn, que hoje é sócia do escritório de assessoria de imprensa Digital Trix.

Por meio das seções Colunas, Internet, News, Fama, Portfólio, Top Sites, Revistas, Livros, Hardware e Software, abre espaço para discussões, reportagens e novidades sobre temas atuais relativos à prática da arte, design e criação. Além disso, novos eventos, exposições e concursos são divulgados todos os dias no site.

Inauguração do estúdio Zupi Design

Março

A Zupi Design foi criada para oferecer um trabalho multidisciplinar à uma clientela que abrange o Brasil, Estados Unidos, Austrália e outros países. Além do potencial criativo, o estúdio se destaca pela atuação criativa em eventos, editoriais, projetos especiais, curadorias, trabalhos de design, consultoria de imagem, estratégias de marketing, gerenciamento de conteúdo e assessoria de imprensa.

Responsável por trabalhos de identidade visual de clientes como a Whertein Imóveis, Ahead Insurance, Rita Mor, Bandicoot e IH Sydney, Fopi, , o estúdio procura executar serviços que solucionem problemas de comunicação no mercado, priorizando a pesquisa e a criatividade visual.